segunda-feira, 12 de agosto de 2013


DADOS DA INSTITUIÇÃO

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Professor, a sua satisfação é a nossa prioridade.

Tenha à sua disposição dados referentes ao Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, e faça de suas novas práticas pedagógicas aulas diferenciadas.

Nós estamos sempre atentos aos recursos tecnológicos, a fim de oferecer aos docentes algo inovador.

Você, professor não deixe de entrar em contato conoscono e-mail ntem.pba@gmail.com e faça parte de nossa equipe.

O NTEM sedia na Escola Municipal Profª Maria Luiza C. Machado.
Rua Maria Candida de Freitas, 1515.
(67) 3669 0049

APRESENTAÇÃO

As constantes mudanças tecnológicas e a velocidade com qe a informação e a comunicação evoluem atualmente exigem que nossos educadores utilizem as tecnologias da informação e comunicação de modo que os beneficiem em sua prática profissional.

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Paranaíba/MS - NTEM foi criado considerando que a constante atualização é premente neste mundo moderno, e para tanto, se torna imprescindível a criação de uma estrutura com participação de especialistas que possam administrar, planejar e programar projetos, planos e programas de utilização das novas tecnologias no ensino, atendendo assim, ao contexto da escola e a promoção da melhoria do sistema de ensino.


HISTÓRICO

O município de Paranaíba está localizado na região Nordeste de Mato Grosso do Sul, abrangendo uma área de 5.403 km, possuindo cerca de 40.174 habitantes (IBGE 2010), sendo que 89% população encontram-se em área urbana. É considerado o sétimo município do Estado em população. Está a 422 km da capital do Estado - Campo Grande. O município conta com 01 Universidade Federal, 01 Universidade Estadual e 02 Universidades privadas. É considerado um centro de produção agropecuária e prestador de serviços, localizado em posição privilegiada - fazendo divisa com os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo - convergindo pra si, aproximadamente 4 municípios da região do Bolsão.

A Rede Municipal de Ensino de Paranaíba é constituída de 10 unidades escolares, sendo: 08 escolas e 02 CEINFs distribuídos em 05 escolas e os CEINFs na zona urbana e 03 escolas na zona rural. A Educação Infantil e o Ensino Fundamental atendem um total de 3.385 alunos.

O processo de informatização das escolas da Rede Municipal de Ensino pela atual administração vem somando conquistas a contar com o número de escolas informatizadas. Em 2008, 04 escolas possuíam laboratórios de informática, sendo estes implantados pelo Projeto Proinfo/MEC. em 2009, foram informatizadas mais 04 escolas e uma delas recebeu o projeto UCA - Um computador por aluno.

A Rede Municipal de Ensino vem passando por transformaçoes positivas e com a criação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal através de Decreto, subordinado à Secretaria Municipal de Educação. O NTEM, por sua vez, é uma estrutura permanente de suporte e de apoio ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. Tem por finalidade subsidiar e avaliar a incorporação do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem das escolas da Rede Municipal de Ensino, auxiliando tando no planejamento e uso das tecnologias quanto na formação continuada de educadores e demais profissionais da educação municipal.

As salas de Tecnologias instaladas nas escolas da rede objetivam a utilização das tecnologias educacionais no processo pedagógico com vista ao aprimoramento da qualidade de ensino. Todas as escola municipais possuem Sala de Tecnologia Educacional, com professores, cabe ao gestor organizar o trabalho, oferecendo aos demais professores regentes, suporte técnico e pedagógico.

Caberá ao Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal estabelecer critérios e realizar o processo seletivo para a escolha dos professores que ocuparão os cargos nas salas de tecnologias.


JUSTIFICATIVA

O avanço tencológico que se dá de forma acelerada e contínua, tem exigido a necessidade de integrar os diferentes saberes indispensáveis à prática docente, especialmente no que diz respeito às novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC's, bem como a aplicabilidade no processo ensino-aprendizagem.

O NTEM de Paranaíba assume dois caminhos para que essa integração torne-se real: a formação continuada dos professores para o uso das tecnologias e a criação de um contexto educativo apoiador nas escolas.  Neste processo, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal entende que o educador necessita interpretar as situações reais - sem perder de vista a intencionalidade pedagógica - e encontrar estratégicas que levem a obter um resultado favorável, ou seja, aquele que potencializa o processo de (re)construção do conhecimento dos educandos.




OBJETIVO

Administrar a implementação de plano, programa ou projeto de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's na Rede Municipal de Ensino de Paranaíba.


METODOLOGIA

Propomos uma metodologia na qual as ações se darão 'com' os integrantes da comunidade escolar e não 'para' os integrantes. Construiremos conceitos com os gestores, docentes e discentes para levá-los a práticas nas STE's, respeitando e reconhecendo o conhecimento prévio de todos.

Neste sentido, será usada uma metodologia que levante situações problemas, ou seja, a problematização como base para ação e reflexão numa prática que implica teoria. para que esta metodologia se efetive, a cada ano letivo será elaborado um plano de ação especificando as atividades para o ano letivo vigente.



METAS E AÇÕES


















ESTRUTURA

A estrutura de pessoal do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTEM - será composta por servidores efetivos, de acordo com as necessidades operacional do Núcleo.




RECURSOS

O NTEM é uma estrutura de apoio subordinado a Secretaria Municipal de Educação, sendo que os recursos materiais e financeiros ficarão sob a responsabilidade desse órgão.


REFERÊNCIAS

BRITO, Gláucia da Silva., PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba. IBPEX, 2006.

BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e EStatística. Contagem Populacional. Disponível em: htt://www.sidra.ibge.gov.br/bda/popul/d... . Acesso em janeiro de 2007.

ROCHA, Maria Helena Santos. Tecnologia educacional e meios de ensino. Curitiba. FEPLAN, 1980.

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